sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Profiteroles

Ingredientes
Rende: 10 porções (20 unidades pequenas)
Creme de confeiteiro:
1/2 xícara (100 g) de açúcar
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 pitada de sal
2 xícaras (480 ml) de leite
2 gemas batidas
1 colher (chá) de extrato de baunilha
Massa choux:
1/2 xícara (115 g) de manteiga
1 xícara (240 ml) de água
1 xícara (125 g) de farinha de trigo
1 pitada de sal
4 ovos

Modo de preparo
Prep: 50 min | Cozimento: 35 min
1.Para o creme: Em uma panela pequena, junte o açúcar, a farinha e uma pitada de sal. Acrescente o leite, um pouco de cada vez, mexendo sempre até obter uma massa homogênea. Leve-a para ferver em fogo médio, mexendo com frequência. Ferva por 60 segundos. Depois, despeje uma quantidade pequena do líquido quente sobre as duas gemas batidas e mexa. Leve as gemas aquecidas de volta à panela e mexa, sobre o fogo, até a mistura começar a borbulhar de novo. Retire-a do fogo e acrescente a baunilha. Cubra-a e coloque-a na geladeira.
2.Preaqueça o forno a 230ºC.
3.Para a massa choux: Em uma panela média, junte a manteiga e a água, levando essa mistura para ferver. Peneire a farinha e uma pitada de sal. Depois, despeje-os de uma vez na mistura que está fervendo. Mexa vigorosamente até formar uma bola. Retire-a do fogo e acrescente os ovos, um de cada vez, mexendo com força após cada adição. Despeje a massa em colheradas cheias no tabuleiro. Ou, então, usando um saco de confeitar, dê a forma desejada.
4.Asse os profiteroles por 10 minutos no forno preaquecido. Depois, reduza o fogo para 200ºC e asse-os por mais 25 minutos, ou até dourarem. Esfrie-os por completo, abra-os ao meio, coloque o recheio de creme de confeiteiro e a cobertura de sua preferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário