sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Ilhas flutuantes de pistache


Ingredientes
Serve: 4
Creme de baunilha:
600 ml de leite semidesnatado
1 vagem de baunilha
30 g de açúcar
4 gemas grandes
1 colher (chá) de maisena
Merengues de pistache:
1 clara grande
50 g de açúcar
30 g de pistaches sem sal, picados
Calda de framboesa:
250 g de framboesas
20 g de açúcar de confeiteiro, peneirado

Modo de preparo
Prep: 40 min | Cozimento: 20 min | Tempo adicional: 30 min, na geladeira
1.Ponha o leite numa frigideira de tamanho médio. Abra a vagem de baunilha no sentido do comprimento com uma faca afiada e raspe as pequenas sementes pretas sobre o leite. Corte a vagem ao meio e coloque-a na frigideira com o açúcar. Deixe ferver em fogo brando, mexendo de vez em quando.
2.Enquanto isso, numa tigela limpa, bata a clara em neve para os merengues. Aos poucos, acrescente o açúcar e continue batendo por cerca de 1 minuto ou até o merengue ficar firme e brilhante. Delicadamente, incorpore o pistache.
3.Quando o leite estiver fervendo, jogue na panela 4 colheradas do merengue, formando 4 montinhos. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, virando-os uma vez, até ficarem firmes. Com uma escumadeira, retire os merengues do leite, escorra-os em papel-toalha e reserve.
4.Coe o leite, colocando-o numa panela de fundo grosso. Misture as gemas e a maisena e junte-as ao leite, batendo. Cozinhe em fogo bem baixo por 5 a 7 minutos, mexendo sempre, até obter uma mistura lisa e consistente. Não deixe o creme ferver para não empelotar. Caso isso ocorra, coe imediatamente, usando uma peneira fina, para uma panela limpa.
5.Retire o creme do fogo e despeje-o numa travessa de servir grande e rasa ou em 4 pratos individuais. Cubra e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos ou até 1 hora.
6.Enquanto isso prepare a calda de framboesa. Ponha as frutas e o açúcar de confeiteiro numa panela pequena com 2 colheres de chá de água. Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, por 4 a 5 minutos ou até as frutas se abrirem e liberarem o suco. Passe essa calda por uma peneira e deixe esfriar.
7.Ponha os merengues para flutuar no creme e despeje um pouco da calda de framboesa sobre eles. Sirva em seguida, com o restante da calda separadamente.
250 g de framboesas
20 g de açúcar de confeiteiro, peneirado

Nenhum comentário:

Postar um comentário